“Com a sede requalificada, a nossa ideia será alugar ou contratar mais serviços de saúde”
Reabilitar a sede, com mais de 130 anos, é o grande objetivo da Associação de Socorros Mútuos Benaventense, que assinalou, em 16 de fevereiro, o seu 132.º Aniversário. Em entrevista ao Info, Celeste Dinis, Presidente da Direção, reitera o pedido de apoio à Câmara Municipal para a realização das obras, esperando com isso alargar a resposta da Associação Mutualista na área da Saúde e atrair mais Associados.
Estamos a falar de uma Associação Mutualista com uma dimensão associativa relativamente pequena, mas com uma história centenária. Em traços gerais, quais foram os principais momentos deste longo percurso?
Fundada pelo Dr. Ventura e Dr. Pedrosa, com ajuda do Montepio Geral e outras pessoas e entidades, a ASM Benaventense teve em tempos um papel fundamental na prestação de serviços médicos a todos os munícipes, uma vez que, na altura, nem todos tinham acesso ao Serviço Nacional de Saúde.
Outrora chegámos a ter mais de mil associados. A ASM Benaventense garantia consultas na sua sede e ainda tinha protocolos com médicos em outros locais, o que assegurava saúde com custo reduzido para os associados.
Atualmente, a secção médica constitui a principal atividade da ASM Benaventense. Que trabalho desenvolve nesse domínio? Tem tido uma elevada procura? Estão equacionadas mais especialidades médicas?
Atualmente, apenas dispomos de serviço no âmbito da medicina geral, temos consultas duas vezes por semana. A procura tem vindo a diminuir pois com os seguros de saúde em voga, os mais jovens tendem a aderir a este tipo de serviço e não recorrem à Associação como gostaríamos. A falta de oferta ao nível das especialidades também pode ser um motivo pelo qual não temos tido muita procura.
Que outras atividades são desenvolvidas pela Benaventense, para além da secção médica?
Nenhuma.
Sente que a população da região em que a instituição está inserida reconhece o trabalho desenvolvido pela Associação?
Apesar de já termos feito publicidade, penso que a população já não está a par dos serviços prestados pela ASM Benaventense. Deveríamos apostar em mais serviços, de forma a ser atrativo e vantajoso. Assim, só com medicina geral, acaba por ser muito estrito. Hoje em dia, temos de apresentar mais serviços para chamar a atenção de todos.
Os associados têm noção do serviço importante que a ASM Benaventense presta, mas infelizmente são poucos.
Associação possui uma sede, que está a precisar de obras. É o grande desafio que tem pela frente e, no sentido do qual, já desenvolveu algumas diligências. De que intervenções necessita? Qual o orçamento estimado?
A nossa sede tem mais de 130 anos. Por exemplo, cada sala apenas dispõe de uma tomada elétrica coisa que nos dias de hoje é quase insustentável para mantermos os gabinetes a funcionar com tudo aquilo que precisam - computadores, impressoras, routers, telefone…
As paredes também precisam de renovar o reboco, o que temos está todo a cair…enfim precisa de muita obra para termos uma sede com as condições mínimas para por a funcionar novos serviços e até mesmo o já existente.
Quanto ao orçamento, não pedimos pois não temos estrutura financeira para suportar um empréstimo ao banco. Pedimos ajuda à Câmara Municipal de Benavente, com mão-de-obra e materiais para não “deixarmos morrer” a nossa Associação, mas até agora ainda não disponibilizaram nada, nem ninguém.
O ano passado cederam mão-de-obra e material para consertar uma parte do telhado que deixava entrar água, mas para podermos avançar com mais projetos temos mesmo de melhorar as condições do nosso espaço.
A autarquia local tem sido sensível ao pedido de ajuda da Associação?
Como disse anteriormente, no ano passado com as chuvas fortes começou a entrar água nas instalações e prontamente a Câmara Municipal ajudou. Quanto ao pedido de reabilitação da sede, o Senhor Presidente da Câmara recebeu-nos, ouviu-nos e a resposta foi afirmativa, quanto à ajuda, mas até agora nada foi feito.
Essa requalificação da sede permitiria dispor de novos espaços. Já há ideias quanto ao tipo de aproveitamento a fazer? Que projetos gostaria de desenvolver?
Com a sede devidamente requalificada, a nossa ideia será alugar ou contratar mais serviços de saúde. Por exemplo ter um espaço para massagens, serviços de enfermaria e dispor de mais especialidades médicas.
Quantos Associados tem a ASM Benaventense? De que forma a ASMB tenciona atrair mais Associados?
De momento, temos 132 associados. Procuramos fazer publicidade através de panfletos no correio e em locais estratégicos relacionados com a saúde, como os laboratórios de análises e centros de Raio X.
Acreditamos sobretudo que a melhor publicidade será boca em boca, tem funcionado, no entanto, temos muitos sócios que entram quando precisam do serviço de medicina geral e depois, com o passar do tempo, como não há mais nenhuma especialidade, tendem a sair.
Na sua leitura, quais são os principais desafios do Mutualismo?
Podemos dizer que os principais desafios do mutualismo sejam o facto de vivermos apenas à conta das quotas dos associados. Se tivéssemos mais apoios, quer a nível monetário, quer a nível de serviços prestados a título gratuito, como por exemplo, obras a desenvolver na associação e requalificação de espaços, seria sem dúvida uma forma de podermos desenvolver mais.
Que papel deverão desempenhar as Associações Mutualistas na promoção do próprio Movimento?
O papel das Associações Mutualistas deve focar-se principalmente em prestar serviços de saúde de qualidade aos seus utentes. Tendo em conta que o mercado dos seguros de saúde está a crescer, mas continua a ser um mercado que não dá para todos, para ter um bom seguro de saúde tem de se fazer um “bom pagamento”, portanto as Mutualidades devem focar a sua atenção em conseguir combater a saúde de qualidade ligada ao fator dinheiro.
Devemos dispor de serviços de saúde à medida das possibilidades dos utentes.
publicado em 23-12-2019 | 15:37











