Protocolos e acordos de cooperação

Protocolo de Cooperação entre a União das Mutualidades Portuguesas e a Interprev 

O presente Protocolo de Cooperação assinado entre a União das Mutualidades Portuguesas e a Interprev estabelece os princípios gerais de cooperação entre as duas instituições, no âmbito da área de atuação desta empresa, que se centra em questões relacionadas com saúde e segurança no trabalho, assim como higiene, segurança alimentar e formação.

 

Protocolo de Colaboração entre a União das Mutualidades Portuguesas e o Ministério da Cultura de Portugal

O presente Protocolo de Collaboração assinado entre a União das Mutualidades Portuguesas e o Ministério da Cultura estabelece os princípios gerais de cooperação entre as duas instituições, no âmbito do património imóvel, móvel arquivístico e imaterial. 

 

Protocolo de Cooperação entre a União das Mutualidades Portuguesas e a Universidade Católica Portuguesa

O presente Protocolo de Cooperação assinado entre a União das Mutualidades Portuguesas e a Universidade Católica Portuguesa pretende promover a cooperação entre as duas instituições com o objetivo de realizar, conjuntamente, atividades em áreas de interesse comum. 

 

Protocolo de Cooperação entre a União das Mutualidades Portuguesas e o mInistério do Emprego e Assuntos Sociais de S. Tomé e Príncipe

O presente Protocolo de Cooperação assinado entre a União das Mutualidades Portuguesas e o suprarreferido ministério são-tomense estabelece as linhas de cooperação no âmbito da expansão da UMP para o arquiélago africano.

Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa e a UMP

O presente Protocolo de Cooperação foi assinado no âmbito do Projeto Rede de Creches e prevê o incremento de sinergias entre as trezes creches agregadas à luz deste projeto, através da criação de uma rede colaborativa.

Compromisso de Cooperação Para o Setor Social e Solidário (2017-2018)

O presente Compromisso de Cooperação visa reforçar a cooperação entre o Estado e as instituições sociais, aprofundando e concretizando as bases gerais do regime jurídico da economia social e as bases do sistema de segurança social, renovando os princípios do Pacto para a Cooperação e Solidariedade que, durante décadas regeu a parceira entre o Estado e as instituições sociais.

Protocolo de Cooperação entre a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e a UMP
Com a assinatura deste protocolo, a UMP assume-se como um parceiro ativo da ASAE, institucionalizando um trabalho de cooperação através das instituições suas Associadas. A partir de hoje, os bens apreendidos pela ASAE poderão vir a ser doados às Mutualidades e, por sua vez, aos Associados destas.

Adenda ao Protocolo de Cooperação para o Setor Social 2015-2016
O Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário foi celebrado em dezembro de 2014 com as entidades do setor social e tem uma aplicação bianual. A adenda pretende também clarificar e agilizar determinadas matérias no âmbito da Segurança Social, da Saúde e da Educação, reforçando os princípios da transparência, da confiança e da partilha de um plano estratégico no âmbito do desenvolvimento social.

Protocolo MUTUAL IN - UMP
O Protocolo Mutual IN une Mutualidades de todo o país, facultando, aos Associados das Associações Mutualistas aderentes, os serviços de que dispõem: clínicas médicas, centros de reabilitação, farmácias sociais, entre outros - com e sem protocolos - a preços reduzidos.

Protocolo CFPO Consulting - Soluções Actuariais e Financeiras - UMP
Este Protocolo coloca a disposição das Associações Mutualistas filiadas na UMP, e exclusivamente por seu intermédio, os seus serviços de consultoria financeira e atuarial, em condições mais vantajosas que as praticadas no mercado.

Protocolo Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira - UMP

Protocolo Intellicare - UMP
Este Protocolo pretende disponibilizar às Associações Mutualistas um conjunto de serviços e bens, na área da Saúde e Bem-Estar, que garantam um acompanhamento próximo e personalizado, nomeadamente, de idosos, doentes crónicos e outros indivíduos portadores, ou não, de patologia.

Protocolo Areal Editores - UMP

Lista Final de Entidades Benificiárias da Linha de Crédito II de Apoio à Economia Social

Protocolo Portugal Telecom
As Entidades da Economia Social Solidária (EESS) - União das Mutualidades Portuguesas, CNIS e União das Misericórdias Portuguesas - celebraram um Protocolo com a Portugal Telecom (PT), no passado dia 29 de janeiro, no Fórum Picoas, em Lisboa. Este Protocolo, que vigorará por um período de dois anos, permitirá que as associadas aderentes da UMP, beneficiem de apoios específicos, condições especiais na aquisição de produtos comercializados e de serviços prestados, nas lojas PT, ou em qualquer empresa do grupo PT.

Compromisso de Cooperação Para o Setor Social e Solidário (2015-2016)
A 16 de dezembro de 2014, na presença do Primeiro-Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, foi celebrado o Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário – Protocolo Para o Biénio 2015-2016 – entre os Ministérios da Saúde, da Educação e Ciência e da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e a União das Mutualidades Portuguesas, a União das Misericórdias Portuguesas e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), que reforça o reconhecimento da importância destas Instituições enquanto parceiras do Estado.

Protocolo de Cooperação entre a União das Mutualidades Portuguesas e a Mutualia - Federaçao Mutualista
Este Protocolo facultará aos Associados das Associações Mutualistas subscritoras a inscrição em modalidades de benefícios previstas nos Estatutos e prosseguidas nos termos dos seus Regulamentos de Benefícios bem como a utilização de instalações, equipamentos e serviços.

Convénio de Cooperação Internacional entre a Organização de Entidades Mutualistas das Américas (ODEMA) e a União das Mutualidades Portuguesas (UMP)
No dia 25 de abril de 2014 foi assinado um Convénio de Cooperação Internacional com vista a desenvolver um sistema de troca de experiências, profissionais, informação e tecnologia, no trabalho de difundir o mutualismo no mundo e toda a ferramenta similar que fomente a redução da pobreza e que fomente a solidariedade, a cooperação, a paz, o progresso material e espiritual e a compreensão de todos os homens no mundo.

Adenda do Protocolo de Cooperação 2013-2014
No dia 17 de março de 2014 realizou-se a assinatura da Adenda do Protocolo de Cooperação 2013-2014 entre o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e a União das Misericórdias Portuguesas, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e a União das Mutualidades Portuguesas.

Protocolo de Cooperação com a Associação Nacional de Municípios Portugueses
No dia 12 de março de 2013 foi celebrado o Protocolo de Cooperação entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a União das Mutualidades Portuguesas, a CNIS e a União das Misericórdias Portuguesas, com o objetivo de combater a exclusão social, conduzindo à promoção de formas de desenvolvimento local assentes numa lógica solidária.

Protocolo de Constituição da Linha de Crédito II de Apoio à Economia Social
No dia 21 de dezembro de 2012 foi celebrado o Protocolo de Constituição da Linha de Crédito II de Apoio à Economia Social, entre o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, a Caixa Económica Montepio Geral, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, a União das Misericórdias Portuguesas e a União das Mutualidades Portuguesas. Este protocolo visa o apoio à tesouraria das instituições particulares de solidariedade social em situação de dificuldade financeira.

Protocolo de Cooperação 2013-2014
No dia 8 de novembro de 2012 foi celebrado o Protocolo de Cooperação para 2013 e 2014, entre o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social e a União das Misericórdias Portuguesas, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e a União das Mutualidades Portuguesas. Este protocolo consiste na atualização da comparticipação financeira da Segurança Social no custo do funcionamento das respostas sociais das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Protocolo de Cooperação Impulso Jovem
No dia 1 de outubro de 2012 foi celebrado o Protocolo de Cooperação, de divulgação e promoção do Programa Impulso Jovem, entre o Ministério dos Assuntos Parlamentares, o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, a União das Mutualidades Portuguesas, a União das Misericórdias Portuguesas e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. Este protocolo visa essencialmente combater os elevados níveis de desemprego jovem e proporcionar às entidades da economia social o acesso a recursos humanos qualificados, contribuindo para o desenvolvimento da economia portuguesa.

Protocolo Defesa do Consumidor

No dia 26 de julho de 2012 foi assinado entre a Direção-Geral do Consumidor, a União das Mutualidades Portuguesas, a União das Misericórdias Portuguesas e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, um Protocolo de Cooperação, pelo período de um ano, que tem como principal objetivo promover a informação, a sensibilização e a proteção de consumidores vulneráveis, de identificar os problemas específicos enfrentados por estes e desenvolver ações e iniciativas necessárias nesta causa.

Protocolo Linha de Crédito de Apoio à Economia Social
No dia 15 de junho de 2012 foi celebrado entre o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, a União das Mutualidades Portuguesas, a União das Misericórdias Portuguesas, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e a Caixa Económica Montepio Geral, o Protocolo de Apoio às entidades da Economia Social. Esta linha de crédito é operacionalizada pelo Ministério, em conjunto com o IEFP e a CASES, tendo como finalidade o apoio à tesouraria das Instituições Particulares de Solidariedade Social em situação de desiquilíbrio financeiro, por via dos investimentos realizados em equipamentos sociais.

Protocolo Microsoft
No dia 30 de maio de 2012 foi celebrado entre a Microsoft, o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, a União das Mutualidades Portuguesas, a CNIS e a União das Misericórdias Portuguesas, um Protocolo de Cooperação, válido pelo período de um ano e que tem como finalidade a doação de software da Microsoft a Instituições do setor social e solidário que sejam consideradas IPSS’s.

Protocolo Cooperação 2011-2012 com o Ministério da Solidariedade e Segurança Social
No dia 17 de janeiro de 2012 foi celebrado um Protocolo de Cooperação, entre o Ministério da Solidariedade e Segurança Social e a União das Mutualidades Portuguesas, que pela primeira vez, vigora pelo período de dois anos, referente a 2011-2012 e que se traduz na transferência de 1200 milhões de euros para as Instituições Sociais. Esta parceria, reforça a importância destas Instituições na Economia Social e representa o reforço de apoios prestados à comunidade, nomeadamente na transferência de 40 equipamentos da Segurança Social para o setor social e no alargamento de serviços de apoio domiciliário que prestam auxílio à terceira idade, assim como, a criação de uma rede de cantinas sociais, de centros de noite e o aumento de vagas nas creches.

Protocolo Cooperação para a Formação
No dia 6 de junho de 2011 foi celebrado um Protocolo de Colaboração para a Formação, entre a União das Mutualidades Portuguesas e a Mutualidade de Santa Maria- Associação Mutualista, que consiste na promoção de ações de formação que contribuam para a melhoria da qualificação dos Dirigentes, Quadros Superiores e Colaboradores das Associações Mutualistas, contribuindo deste modo, para a melhoria da capacitação institucional e organizacional destas Instituições.